Evento de Speed Dating Intergeracional junta seniores com quartos disponíveis e estudantes à procura de alojamento26 de fevereiro | 15h | Campus Avenida de Berna
A Universidade NOVA de Lisboa organiza, no próximo dia 26 de fevereiro, um evento que junta diferentes gerações num momento de partilha e descoberta. O Speed Dating Intergeracional, organizado no âmbito da rede 1/4, desafia seniores que têm quartos disponíveis e estudantes universitários à procura de alojamento a conhecerem-se num formato dinâmico e informal, incentivando o conhecimento, o diálogo e a empatia.A iniciativa decorre na NOVA FCSH e proporcionará uma experiência envolvente, onde os participantes poderão estabelecer conexões, partilhar experiências e explorar a possibilidade de coabitação. Para além de facilitar possíveis matches, o evento pretende fomentar a reflexão sobre os desafios da habitação para jovens, o envelhecimento ativo e o impacto da convivência intergeracional na qualidade de vida.Apresentado por Fernando Alvim, a Sra. Cremilde e o Estudante José Catalão, o Speed Dating Intergeracional vai contar com conversas rápidas entre participantes e momentos de música a cargo da DJ Estamina, num ambiente descontraído e acolhedor. O evento Speed Dating Intergeracional surge em linha com a exposição “A Avó Veio Trabalhar”, patente na NOVA FCSH entre os dias 10 e 28 de fevereiro. A mostra, organizada pelo projeto A Avó Veio Trabalhar | Cascais, apresenta trabalhos em bordado como expressão de identidade, autoestima e memória, refletindo a criatividade como motor de bem-estar e valorização do envelhecimento ativo.O Speed Dating Intergeracional decorre no dia 26 de fevereiro, entre as 15h e as 17h, no campus da Avenida de Berna, da NOVA FCSH. As inscrições estão abertas e limitadas a 20 estudantes e 20 seniores e podem ser feitas online.
Sobre a rede 1/4A rede 1/4 é uma iniciativa da Universidade NOVA de Lisboa que visa apoiar respostas integradas à crise habitacional que afeta os estudantes universitários em Portugal. Criada para facilitar a ligação entre quem tem quartos disponíveis e quem precisa de alojamento acessível, a rede promove soluções de coabitação que beneficiam tanto os estudantes como as famílias, incentivando a solidariedade social e intergeracional. O critério central de adesão é a prática de rendas acessíveis, possibilitando benefícios fiscais para os anfitriões e condições justas para os estudantes. Lançado no final de 2024, o projeto encontra-se na fase inicial de divulgação e apoio ao matching entre os interessados, contando para tal com uma vasta rede de parceiros.
#